Nosso trato digestivo produz 3 litros de sucos digestivos por dia! Só de saliva, produzimos 1,5 litro por dia! E ainda tem muitas pessoas que dizem que não conseguem comer sem tomar um suquinho dizendo que a comida “desce” muito seca.
Vários problemas digestivos podem ser causados pela ingestão de líquidos junto com o almoço ou jantar. Desde a boca até o intestino, o alimento sofre a ação de enzimas, substâncias produzidas pelo nosso corpo para digerir os alimentos. Quando o alimento chega seco ao estômago os sucos gástricos que contém essas enzimas digestivas são liberados pela parede do estômago caem diretamente no alimento. A digestão é bem melhor. Quando enchemos o estômago de água, essas enzimas são diluídas na água e não conseguem agir sobre o alimento. É como se elas tivessem que “nadar” até o alimento e nem sempre conseguem chegar. A conseqüência é a má-digestão. Além disso, o ambiente estomacal deve ser ácido para que as enzimas ajam com eficácia. Os líquidos tiram essa acidez natural do estômago.
Tem ainda o problema da sensação de “estufamento” que os líquidos podem provocar! Nosso estômago é elástico. Quando comemos ele se estica. Mas, este “elástico” tem seu limites! Se colocarmos todo dia, além dos alimentos secos, uma grande quantidade de líquidos, o estômago vai esticar demais. Pior do que “empurrar” os alimentos com água ou suco, é tomar refrigerante que além do líquido vai liberar seus gases no estômago e estufar ainda mais. A conseqüência disso é que um estômago maior precisa de mais alimentos para se saciar. E chega um dia em que não volta ao tamanho normal e fica maior. A pessoa com um volume gástrico muito grande acaba comendo mais para se sentir saciado pode ficar obesa. Isso é tão comum que muitas pessoas, atualmente, estão fazendo cirurgia para diminuir o tamanho do estômago. O ideal seria não tomar líquido nenhum de 30 minutos até 2 horas (que é o tempo de digestão) depois das refeições!
Para quem tem este péssimo hábito de beber líquidos junto com as refeições, tem algumas dicas importantes! A primeira e talvez mais importante é a MASTIGAÇÃO! Como disse antes, produzimos muita saliva que além de ter enzimas digestivas, tem a função de umedecer os alimentos. Quem não mastiga tem a sensação de que a comida está seca mesmo, pois não deu tempo de envolver o alimento na saliva. A segunda dica é para quem coloca a jarra de suco ou garrafa de refrigerante na mesa para que todos se sirvam à vontade! Nada disso: coloque 1 copo para cada pessoa. Tente comer toda a comida primeiro e depois tomar o líquido bem lentamente, a pequenos goles! Depois de um tempo assim, já é hora de tirar o copo da mesa. Deixe o suco na cozinha ou geladeira e, quem quiser, vá buscar seu copo depois que terminar o almoço.
Outra dica é evitar preparações muito secas trocando carnes assadas por carnes ensopadas. Deixar o arroz mais pastoso também pode ajudar. Não exagerar no sal é fundamental, pois pratos muito salgados dão mais sede. Esse processo pode levar meses, mas é importante tentar. Com o tempo, o líquido não fará falta nenhuma! Pelo contrário, deixar de tomar líquidos com as refeições só fará bem para sua saúde!