sábado, 29 de dezembro de 2007

2008

Pense em tudo aquilo que você quer,ou que acredita ser muito importante para próximo ano....Pensou?
Agora tente resumir tudo em uma única palavra.Difícil né!Se sua lista estava muito grande:saúde,paz,dinheiro,amor,trabalho,viagens,carro novo,etc...não se desespere.
Silencie sua mente por alguns minutos,agora a sua necessidade real vai aparecer na forma de uma única palavra.
Deixe esta palavra preencher todo o seu ser,tomar conta da sua vida,se espalhar ao seu redor.
Se sua palavra for paz,que sua vida seja repleta de paz,
Se for amor,que o amor se faça presente dentro e fora de você.
Não importa qual palavra sua vida necessita,o importante é que, tudo aquilo que necessitamos exite em abundância!
Feliz Ano Novo! Equipe Ramo Verde

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

abraços

Há poucos dias passou na televisão uma cena emocionante:numa das esquinas mais movimentadas do país,avenida paulista,estudantes exibiam placas e camisetas com o seguinte anúncio:ABRAÇOS GRÁTIS!
As pessoas que passavam pelo local recebiam um abraço demorado e carinhoso.Alguns se emocionaram ,era como se aquilo fosse exatamente o que eles estavam precisando naquele momento.É verdade, abraços são muito terapêuticos!Não tem contra indicação,nem efeitos colaterais. São especialmente indicados para dias frios e chuvosos,mas também cai muito bem no verão.Não perca a oportunidade,abrace alguém que você ama,a boa energia gerada por um abraço pode durar semanas.
Abraços da equipe Ramo Verde

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Saúde no verão



Sol e muito calor: é assim nosso verão. E para combinar com isso: muita água e alimentos leves.


As altas temperaturas dessa estação aumentam a nossa transpiração e pelo suor perdemos água e sais minerais, por isso é mais fácil desidratarmos.
A reposição de líquidos e de minerais é fundamental e para isso vai aí algum,as dicas importantes:
- tome muita água, pelo menos 2 litros por dia.
- coma frutas frescas para repor vitaminas e minerais.
- nunca deixe de comer os vegetais frescos no almoço e jantar: saladas de folhas e legumes crus ou cozidos no vapor.
- prefira alimentos integrais (arroz integral, pão integral, cereais,farelos, farinhas integrais, macarrão integral...), eles são muitro mais ricos nutricionalmente.
Inclua na alimentação alimentos integrais ( arroz integral, pães, cereais, macarrão, farinhas e farelos integrais, e outros).
- beba sucos naturais.
- quando não reistir aos doces, prefira doces de frutas.
- sorvetes também: prefira os de frutas e água.
- não exagere em gorduras de origem animal.
- não se esqueça da água de coco: uma ótima forma de repor líquidos e sais minerais.

Aproveite bem seu verão!

terça-feira, 20 de novembro de 2007

florais

Florais todo mundo já conhece,mas só para relembrar:método terapêutico que usa a energia das flores para harmonizar o sistema emocional.
Dr Edward Bach, médico inglês,foi o primeiro a usar os florais para tratar casos de depressão,insegurança,medo,raiva,orgulho e até solidão.
Hoje quase todos os países possuem seu próprio sistema floral.No Brasil destacam-se os florais de Minas,florais de Saint Germain entre outros.A terapia floral é totalmente natural pode ser usada em conjunto com outros medicamentos.
A foto ao lado é "Wild Rose" floral de Bach para desânimo,falta de entusiasmo pela vida.

Saúde e amizade.

Nem tudo se cura com medicamentos!Homeopatia,florais,alimentação natural é tudo muito importante.Mas muitas vezes o que nós precisamos é de uma boa conversa.Encontrar um grupo de amigos,pessoas que curtem as mesmas coisas, é fundamental para a saúde.
Hoje exitem vários grupos legais,que se encontraram para trocar idéias sobre os mais variados assuntos:grupo de amigos da escola,proteção aos animais,defesa de meio ambiente,corredores,amigos de bike,enfim há uma infinidade de possibilidade de se fazer amigos.João gosta de fotografia,Felipe de teatro (foto ao lado).E você? Escreva para nós.Abraços da equipe Ramo Verde

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Tenha uma boa alimentação: evite obesidade e outras doenças

A alimentação inadequada é um dos motivos do número crescente de obesos. E a obesidade é uma doença que leva a outras: hipertensão, diabetes, câncer e problemas emocionais, por estar muito relacionada à estética.



Dicas para manter o peso ideal:

  1. Tenha uma alimentação principalmente à base de vegetais, com grande variedade de frutas, legumes, verduras, grãos integrais, evitando o excesso de alimentos industrializados.
  2. Evite o consumo de alimentos gordurosos, principalmente se for gordura de origem animal ou gorduras trans. Dê preferência às gorduras vegetais como o azeite de oliva, óleo de canola, de soja, de milho...
  3. Controle o consumo de açúcar, doces, sorvetes, balas, pudins, cremes, refrigerantes...
  4. Cuidado com o excesso de sal. Cuidado para não salgar demais as preparações e não se esqueça que os alimentos industrializados contêm muito sal: pães, queijos, requeijão, embutidos, frios, conservas... Modere no sal e abuse dos temperos naturais como alho, cebola e ervas!
  5. Procure manter a harmonia sempre, principalmente durante as refeições. Mastigue muito bem os alimentos e evite comer com pressa!
  6. Tome muita água, mas não junto com as refeições.
  7. Procure comer em locais tranqüilos e harmoniosos e mastigue bem
  8. Faça uma atividade física. Procure um professor de educação física para tirar suas dúvidas e ajudar a escolher uma atividade que você possa fazer e que lhe dê prazer. Pode ser caminhada, natação, bicicleta, dança, ginástica... Opções não faltam!
  9. Não consuma bebidas alcoólicas em excesso.
  10. Não fume!

Cuidados com a pele

Os produtos à base de ervas podem fazer com que sua pele fique mais bonita e saudável.

É preciso saber que a saúde da sua pele depende de um grande número de fatores: exercícios, dieta, hereditariedade, idade, estresse, hábitos do sono, além de influências ambientais, como poluição, umidade do ar, temperatura e exposição ao sol.



Você pode usar cremes, loções, máscaras e até vaporizações com ervas para melhorar a saúde da pele. Existem ervas para todos os tipos de pele e finalidade, veja alguns exemplos:

Produtos com sálvia: limpa e refresca a pele.

Produtos com alface e pepino: hidratam e regeneram a pele

Produtos com camomila: para pele vermelhas e irritadas.

Produtos com aveia: peeling natural, renova a pele

sábado, 13 de outubro de 2007

Evite líquidos junto com as refeições!


Nosso trato digestivo produz 3 litros de sucos digestivos por dia! Só de saliva, produzimos 1,5 litro por dia! E ainda tem muitas pessoas que dizem que não conseguem comer sem tomar um suquinho dizendo que a comida “desce” muito seca.
Vários problemas digestivos podem ser causados pela ingestão de líquidos junto com o almoço ou jantar. Desde a boca até o intestino, o alimento sofre a ação de enzimas, substâncias produzidas pelo nosso corpo para digerir os alimentos. Quando o alimento chega seco ao estômago os sucos gástricos que contém essas enzimas digestivas são liberados pela parede do estômago caem diretamente no alimento. A digestão é bem melhor. Quando enchemos o estômago de água, essas enzimas são diluídas na água e não conseguem agir sobre o alimento. É como se elas tivessem que “nadar” até o alimento e nem sempre conseguem chegar. A conseqüência é a má-digestão. Além disso, o ambiente estomacal deve ser ácido para que as enzimas ajam com eficácia. Os líquidos tiram essa acidez natural do estômago.
Tem ainda o problema da sensação de “estufamento” que os líquidos podem provocar! Nosso estômago é elástico. Quando comemos ele se estica. Mas, este “elástico” tem seu limites! Se colocarmos todo dia, além dos alimentos secos, uma grande quantidade de líquidos, o estômago vai esticar demais. Pior do que “empurrar” os alimentos com água ou suco, é tomar refrigerante que além do líquido vai liberar seus gases no estômago e estufar ainda mais. A conseqüência disso é que um estômago maior precisa de mais alimentos para se saciar. E chega um dia em que não volta ao tamanho normal e fica maior. A pessoa com um volume gástrico muito grande acaba comendo mais para se sentir saciado pode ficar obesa. Isso é tão comum que muitas pessoas, atualmente, estão fazendo cirurgia para diminuir o tamanho do estômago. O ideal seria não tomar líquido nenhum de 30 minutos até 2 horas (que é o tempo de digestão) depois das refeições!
Para quem tem este péssimo hábito de beber líquidos junto com as refeições, tem algumas dicas importantes! A primeira e talvez mais importante é a MASTIGAÇÃO! Como disse antes, produzimos muita saliva que além de ter enzimas digestivas, tem a função de umedecer os alimentos. Quem não mastiga tem a sensação de que a comida está seca mesmo, pois não deu tempo de envolver o alimento na saliva. A segunda dica é para quem coloca a jarra de suco ou garrafa de refrigerante na mesa para que todos se sirvam à vontade! Nada disso: coloque 1 copo para cada pessoa. Tente comer toda a comida primeiro e depois tomar o líquido bem lentamente, a pequenos goles! Depois de um tempo assim, já é hora de tirar o copo da mesa. Deixe o suco na cozinha ou geladeira e, quem quiser, vá buscar seu copo depois que terminar o almoço.
Outra dica é evitar preparações muito secas trocando carnes assadas por carnes ensopadas. Deixar o arroz mais pastoso também pode ajudar. Não exagerar no sal é fundamental, pois pratos muito salgados dão mais sede. Esse processo pode levar meses, mas é importante tentar. Com o tempo, o líquido não fará falta nenhuma! Pelo contrário, deixar de tomar líquidos com as refeições só fará bem para sua saúde!

domingo, 30 de setembro de 2007

Fitohormônios deixam você nos eixos e adiam o envelhecimento


Em 2002, a Ramo Verde foi pioneira em Guaxupé na implantação de fitohormônios para Modulação Hormonal. Diferente do método de Reposição Hormonal, que substitui hormônios naturais em déficit por hormônios sintéticos artificiais, os fitohormônios Ramo Verde estimulam, por meio de suplementos nutricionais e substâncias naturais precursoras que se transformam em hormônios, a produção natural de hormônios endógenos (produzidos pelo próprio organismo).

Por ser um método natural, harmoniza todo o eixo endócrino sem gerar efeitos colaterais, como: ganho de peso, retenção hídrica, hipertensão, acidentes vasculares, propensão a câncer de mama, entre outras conseqüências graves.

Conheça na seção Produtos do site as características e benefícios dos principais fitohormônios da Ramo Verde.

Dúvidas sobre Fitohormônios e Modulação Hormonal? Deixe suas dúvidas com a gente, aqui mesmo no blog. A nutricionista Iara Cecília Pasqua, com especialização em Nutrição Funcional (métodos curativos e preventivos por meio da alimentação) poderá ajudar você.