terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

TAI-CHI-CHUAN


O Tai-chi-chuan é uma prática terapêutica que usa movimentos relacionados à natureza. A garça que abre as asas, a simulação de se montar um tigre, mexer vigorosamente nas nuvens são exemplos de movimentos inspirados na natureza.

Os movimentos contínuos e circulares favorecem a economia e a mobilização da energia, pois só assim aproveita-se a energia de um movimento para se criar um outro sem esforço ou desgaste.
Para que esses benefícios sejam alcançados é fundamental que a respiração esteja em harmonia com o movimento.
E para chegar a essa harmonia perfeita entre movimento e respiração é necessário seguir três fundamentos básicos: o corpo sempre em posição ereta, nunca abrir mão da estabilidade que os pés proporcionam e usar sempre os dois primeiros fundamentos para uma alternância de movimentos suaves e constantes.
Com a concentração mental, o praticante de Tai-chi-chuan passa da consciência corporal para a emocional, tornando-se mais sereno e tranqüilo, transformando suas ações do dia a dia mais calmas e equilibradas. O despertar da consciência emocional, do auto-conhecimento aprofundado e o maior desenvolvimento espiritual são os benefícios dessa prática, além, é claro, dos benefícios físicos que são o alongamento muscular, a flexibilidade das articulações, a respiração mais profunda e o corpo mais resistente.

Nenhum comentário: