terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Ramo Verde 18 Anos

Quando abrimos a farmácia Ramo Verde em dezembro de 1990, a idéia principal era fazer uma farmácia que fosse diferente.
Passados 18 anos, é exatamente isso que ouvimos dos nossos clientes: "essa farmácia é mesmo diferente".
Com um cheirinho bom de incenso, ervas e com espaço para conversar, expor dúvidas e trocar idéias.
É com alegria que constatamos que mais do que clientes, conquistamos amigos.São muitas as pessoas das quais nos lembramos com carinho e gratidão.
Desde o início, a Ramo Verde assumiu o compromisso de trabalhar com a homeopatia, florais, fitoterapia e produtos naturais.
Ainda assim, acreditamos que uma boa conversa é sempre o melhor remédio. Defendemos também a idéia que: "um coração cheio de amor deixa a vida mais saudável".
Aproveitamos a oportunidade e convidamos "você", que ainda não conhece a RamoVerde, que venha nos visitar!
Deixamos o nosso recado, aguardamos o seu...abraços da equipe Ramo Verde.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Uma farmácia no meu quintal

Em 1996, nós da Ramo Verde elaboramos um projeto chamado "Uma farmácia no meu quintal".
Este projeto visava resgatar uma cultura bastante comum no tempo das nossas avós.
Naquela época quase todas as casas possuiam um quintal, que além de árvores frutíferas como mangueira, goiabeira, jaboticabeira, havia também um grande número de plantas medicinais.
Era comum que nossas avós em caso de dor de barriga, resfriado, dor de cabeça, verminose, encontrassem a cura alí mesmo nas ervas do quintal.
No passado não havia tantos medicamentos industrializados, e nem sempre existiam médicos nas pequenas cidades.
O fato é que naquela época havia muitas pessoas que conheciam a fundo a natureza e sabiam para que servia cada planta.
Lembrando da minha avó: marcelinha serve para dor de barriga, poejo para tosse, carqueja para figado, bálsamo para estômago.
De uns anos pra cá, as plantas se tornaram objeto de pesquisa e muitas coisas que as nossas avós diziam foram comprovadas pela ciência.
Atualmente, acontece um grande movimento de retorno à natureza, em todos os sentidos: remédios naturais, alimentação orgânica, biocombustíveis, reciclagem e outras práticas que tornam a vida mais saudável.
A Ramo Verde convida você a plantar uma árvore, cuidar de um jardim, fazer uma horta com plantas medicinais.
Isto vai deixar sua vida mais alegre e saudável, experimente!! Ah, e depois conte prá nós, tá?

domingo, 21 de setembro de 2008

21 de setembro: dia da árvore


A árvore é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois precisa manter sua vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.

Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.

No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.

Vamos preservar nossas árvores, elas nos dão a vida!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

MINHA FILHA DOWN



Muitas vezes, costumo dizer, que o nascimento de um bebê com Síndrome de Down consiste em um golpe para os seus familiares. Isto porque o nascimento de qualquer criança no seio familiar é esperado com muita expectativa, visto que os sonhos ainda não realizados pelos membros da família freqüentemente são projetados para esse bebê ainda por nascer, às vezes, antes mesmo da gravidez.
E, de repente, o chão se abre, muitas perguntas surgem e, aí, o que fazer?
Primeiramente, agradeçamos a Deus pela oportunidade de aprendizado que ele, na sua infinita bondade nos enviou, pois, o acaso não existe: tudo tem uma razão de ser.
O desenvolvimento da criança inicia-se com a aceitação dos pais, o carinho, o amor e a dedicação. Os pais devem procurar ajuda em entidades que tratam de crianças especiais, como por exemplo, a APAE, que orienta sobre a maneira que se deve cuidar de nossas crianças. As terapias são primordiais para o desenvolvimento cognitivo delas. Mas existe um fator muito importante, que é o trabalho da família juntamente com os terapeutas, pois, sem a ajuda dos familiares o desenvolvimento é lento. Portanto, “pais”, mãos à obra, a responsabilidade é nossa, não tenham medo, elas são crianças normais como qualquer outra, só depende da forma que nós, pais, iremos tratá-las e educá-las.
Atualmente, a nossa grande Mestra Aline se encontra com 6 anos de idade e, com a graça de Deus, saudável, feliz e muito esperta.
Obrigada, Pai!!!!

Silmara Vergili

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Musicoterapia

Dora,Jurema,Jussara e Tatiana são as integrantes do grupo A Quatro Vozes. Há 14 anos essas mineiras encantam as platéias por onde passam.
Dora, cantora, psicóloga e especialista em Musicoterapia, explica que os sons podem ser extremamente curativos. A música sempre foi vista como arte, cultura, entretenimento ou como um atrativo nas festas e cerimônias.
Durante a 2ª guerra mundial, alguns hospitais passaram a receber orquestras para distrair os doentes. Descobriram, então, que a música surtia um efeito muito positivo nos pacientes. A partir desta experiência, foram feitos muitos estudos para fundamentar e sistematizar essa nova modalidade terapêutica.
A Musicoterapia trabalha com sons, ritmos e melodias. Ajuda a despertar novos potenciais, promove o equilíbrio interior, melhora os relacionamentos interpessoais e estimula o autoconhecimento.
"Cada pessoa tem uma trilha sonora que a acompanha desde o nascimento", afirma Dora.
Essa trilha começa com os sons da infância, a voz da mãe, a risada dos mais velhos, o sino da igreja, o sons do campo e da cidade.
Tudo isto faz parte do patrimônio musical de cada pessoa. Reconhecer esse patrimônio pode ser extremamente saudável. A nossa música pessoal pode nos confortar num momento de solidão e nos preencher de sensações agradáveis e de paz.
A vida é extremamente rica em vários sentidos: cores, aromas, formas, sons e pessoas.
Viver de maneira plena é reconhecer tudo o que é capaz de nos trazer paz, equilíbrio e bem-estar.
A Ramo Verde agradece as meninas do A Quatro Vozes e abraça todos os clientes e amigos com um som de paz para cada um...

domingo, 1 de junho de 2008

O SORRISO DAS CRIANÇAS

Nada neste mundo se compara ao sorriso de uma criança. As irmãs Sara, 10, e Giulia, 6, moram em Torino, Itália. Gostam de ler livros, andar de bicicleta e subir em árvores. Nas férias, o passeio favorito delas é ir à praia com os avós.
As duas estiveram no Brasil várias vezes e fizeram muitas amizades. Se você as conheceu e quer mandar um recadinho ou um abraço para elas, aproveite a oportunidade! É só clicar logo abaixo, no item comentários, e escrever uma cartinha...



A Ramo Verde agradece a todos que enviam fotos, sugestões de temas para serem abordados neste blog e comentários.

Abraços da equipe Ramo Verde

quinta-feira, 15 de maio de 2008

ALEGRIA

Você sabia que a alegria é um remédio fundamental na cura de qualquer doença?
Pois é! O médico americano, Patch Adams, escreveu um livro inovador sobre o assunto:"O Amor é Contagioso",o livro é fantástico, bem humorado e dá dicas de como lidar com situações de stress e pessoas doentes.
Mas as dicas valem para qualquer pessoa, até para quem está vendendo saúde.Encarar a vida com um pouco mais de bom humor,criar um ambiente saudável e alegre favorece a recuperação de qualquer pessoa.
No Brasil, alguns hospitais adotaram o método do Dr. Adams, levando para os internos diversão e alegria.
Iara trabalha em um grande hospital de São Paulo.Lá tem teatro, música,aulas de pintura, artesanato,palhaço para brincar com as crianças e muito mais. Sempre que ela tem um tempo livre gosta de conversar com os seus amigos internados.
Lembre-se, distribuir alegria é bom para a saúde de quem recebe e também para quem doa! Abraços da Ramo Verde

domingo, 4 de maio de 2008

Dicas saudáveis


A obesidade é um problema que já virou epidemia nos Estados Unidos e avança a passos largos no Brasil, atingindo cerca de 30% da população. A situação é tão grave que o excesso de peso já se transformou num caso de saúde pública. Além dos fatores genéticos, o problema está relacionado à qualidade da alimentação.
Uma dieta balanceada não serve apenas para quem quer emagrecer, mas para quem quer manter o peso adequado, o fortalecimento muscular e o bom funcionamento dos órgãos, prevenindo doenças.
Algumas dicas para evitar para ter uma alimentação saudável:
- Tenha horários fixos para se alimentar, procure um ambiente tranqüilo para fazer suas refeições e, á claro, longe da TV e computador.
- Mastigue bastante e evite líquidos junto com as refeições.
- Faça lanches saudáveis. Entre as refeições principais, coma frutas, sucos naturais, castanhas ou cereais integrais, por exemplo.
- Troque os alimentos refinados como arroz branco, macarrão e pães de farinha refinada pelos integrais. O carboidrato é fundamental e deve estar presente na nossa alimentação, mas prefira carboidratos de alimentos integrais ou ricos em fibras
- Coma uma boa porção de salada de verduras e legumes no almoço e jantar.
- Não exagere nas carnes, queijos e molhos gordurosos.
- Cuidado com o sal, não exagere.
- Modere também o consumo de açúcar. Como sobremesa prefira as frutas.
- E não se esqueça da hidratação: 2 litros por dia seria o ideal. Mas evite os líquidos junto com as refeições, o ideal seria 30 minutos antes ou 2 horas após as refeições principais!

sexta-feira, 21 de março de 2008

ALECRIM


O alecrim é uma planta que ama o calor e a vida. Ele aquece e estimula o cérebro e o corpo, é ótimo como cardiotônico, estimulante, anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômago, má-digestão e azias. Além disso, restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental.
Também é bom para tosses, bronquites e problemas respiratórios.
Usado externamente é bom para limpar feridas, principalmente de diabéticos e pessoas que tem dificuldades de cicatrização.
Os cardíacos podem usá-lo acompanhado de sete sangrias e dente de leão.
Ajuda também muito as crianças com uma estrutura emocional passiva, as que não respondem de forma concreta às agressões da vida. Aumenta a capacidade de aprendizado.
É a planta chave da falta de auto estima.

terça-feira, 11 de março de 2008

DIA DA MULHER - 2008



Que nós mulheres tenhamos sempre presentes em nós todas as Deusas: do Amor, da Beleza, da Sabedoria, da Conquista, da Luta, da Coragem e da Fragilidade.

Saúde, Sorriso e Felicidade às Mulheres Sempre!

Conheça mais sobre YOGA


Yoga, que significa união, é uma antiga filosofia de vida, originária da Índia há mais de 5000 anos. Sua prática leva à um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento e o desenvolvimento da flexibilidade do corpo físico.
As técnicas mais utilizadas no Yoga são:
- Ásanas: exercícios físicos que fortalecem o corpo e previnem contra várias doenças, em especial as psicossomáticas;
- Pránáyáma: são os exercícios respiratórios, iniciando na reeducação dos músculos, ampliando a capacidade respiratória e melhorando a absorção do oxigênio;
- Yoganidra: descontração consciente de cada músculo e cada parte do corpo;
- Meditação: sentado quieto observando a si mesmo, oferecendo a possibilidade do auto-conhecimento mais profundo;
A prática regular do Yoga garante uma melhor qualidade de vida, distancia a pessoa dos efeitos nocivos da correria e da tensão do cotidiano e pode trazer verdadeiros milagres para o corpo e alma.

O olhar


Os movimentos dos olhos relacionam-se diretamente com o pensamento. Dentre os órgãos corporais, os olhos são os melhores indicadores de como está “o pensamento naquele momento”.
Mesmo dependendo de processos neurológicos, os movimentos podem ser observados e interpretados, como por exemplo: “um olhar triste”, “alegre”, “sombrio”, “límpido”, etc.
O simples abrir e fechar de olhos pode estar enviando bilhões de informações para o cérebro. Fragmentos luminosos recebidos pelos olhos são traduzidos pelo cérebro que os transforma em imagens. A interpretação dessas imagens leva a comportamentos distintos que marcam o pensamento naquele momento. Esse comportamento da alma é mostrado no olhar.
Sendo responsável por 75% do aprendizado durante toda a vida, os olhos e o olhar têm influência decisiva sobre a percepção das situações e sua influência no corpo e na alma.
Olhares que se direcionam para ver tudo de forma positiva tendem a levar a pessoa a encarar a vida com mais tranqüilidade. Caso esse aprendizado visual seja levado para o pessimismo, com certeza, irá escurecer suas perspectivas e a levará à uma “cegueira de espírito”.
É importante que cada um use seu “filtro” da sensibilidade para olhar e enxergar possibilidades nas dificuldades, caminhos no caos. E se for preciso, por um momento, até usar o tato e outros sentidos para voltar a enxergar sua própria capacidade de superação.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Combata a obesidade com dieta saudável

A alimentação inadequada é um dos motivos do número crescente de obesos. E a obesidade é uma doença que leva à outras: hipertensão, diabetes, câncer e problemas emocionais por estar muito relacionada à estética.

Dicas para manter o peso ideal:
1. Tenha uma alimentação principalmente à base de vegetais, com grande variedade de frutas, legumes, verduras, grãos integrais e evite o excesso de alimentos industrializados.
2. Evite o consumo de alimentos gordurosos, principalmente se for gordura de origem animal ou gorduras trans. Dê preferência ás gorduras vegetais como o azeite de oliva, óleo de canola, de soja, de milho...
3. Controle o consumo de açúcar, doces, sorvetes, balas, pudins, cremes, refrigerantes...
4. Cuidado com o excesso de sal. Cuidado para não salgar demais as preparações e não se esqueça que os alimentos industrializados contêm muito sal: pães, queijos, requeijão, embutidos, frios, conservas... Modere no sal e abuse dos temperos naturais como alho, cebola e ervas!
5. Procure manter a harmonia sempre, principalmente durante as refeições. Mastigue muitos bem os alimentos e evite comer com pressa!
6. Tome muita água e evite líquidos com as refeições.
7. Procure comer em locais tranqüilos e harmoniosos e mastigue bem
8. Faça uma atividade física. Procure um professor de educação física para tirar suas dúvidas e ajudar a escolher uma atividade que você possa fazer e que lhe dá prazer. Pode ser caminhada, natação, bicicleta, dança, ginástica... Opções não faltam!
9. Não consuma bebidas alcoólicas.
10. Não fume!

Viva melhor meditando!

Do latim meditare, a palavra meditação significa voltar-se para o centro, ou seja, quando uma pessoa consegue desligar-se do mundo exterior e direcionar a atenção para o seu interior. Para isso são necessários exercícios específicos.
Mesmo sendo freqüentemente associada à religiões orientais, existem registros históricos que comprovam sua prática desde o início da humanidade. Não podendo ser creditada a um povo ou região, a meditação está presente em várias culturas com denominações diferentes.
Muitas pessoas relacionam a meditação com espiritualidade. Mas essa prática pode ser um instrumento de desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso.

A meditação fundamenta-se em práticas diárias tendo como base a concentração da atenção e sua prática cotidiana proporciona vários benefícios e aperfeiçoamentos individuais como:
- concentração, tornar-se mais ativo e emocional;
- alívio de desgastes físicos, mentais e emocionais;
- auto-liderança, aumento da capacidade de controle;
- escolhas e decisões, mais inteligência e discernimento;
- senso de identidade, possibilidades ampliadas e liberadas.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

SHIATSU


O Shiatsu é uma técnica de manipulação corporal originário na Medicina Tradicional Oriental que acretida que todos os seres têm uma “força de vida” ou uma “energia vital” responsável por gerar sua estrutura física e regular a harmonia mental, física, emocional e espiritual.

O “toque” é a essência do Shiatsu, é a maneira de demonstrar amor e compaixão. O toque físico é usado para acessar a distribuição de energia que permeia o corpo e tentar corrigir qualquer desequilíbrio verificado. A pressão com os dedos em pontos específicos é o toque principal, básico. Mas pode-se usar as palmas das mãos, cotovelos, joelhos ou pés em áreas de maior extensão para a estimulação dos canais ou meridianos de energia que se dispõem ao longo do nosso corpo.
O Shiatsu engloba várias abordagens, antigas ou modernas: manobras importantes como pressão, percussão, movimentação, entre outras como fricção, vibração, pinçamento, rolamento, tração, alongamento e imposição.
O Shiatsu, hoje uma respeitada terapia alternativa no Ocidente, é praticado em hospitais de muitos países como terapia complementar ao tratamento e prevenção de dores e doenças, sendo bastante eficaz e seguro.

TAI-CHI-CHUAN


O Tai-chi-chuan é uma prática terapêutica que usa movimentos relacionados à natureza. A garça que abre as asas, a simulação de se montar um tigre, mexer vigorosamente nas nuvens são exemplos de movimentos inspirados na natureza.

Os movimentos contínuos e circulares favorecem a economia e a mobilização da energia, pois só assim aproveita-se a energia de um movimento para se criar um outro sem esforço ou desgaste.
Para que esses benefícios sejam alcançados é fundamental que a respiração esteja em harmonia com o movimento.
E para chegar a essa harmonia perfeita entre movimento e respiração é necessário seguir três fundamentos básicos: o corpo sempre em posição ereta, nunca abrir mão da estabilidade que os pés proporcionam e usar sempre os dois primeiros fundamentos para uma alternância de movimentos suaves e constantes.
Com a concentração mental, o praticante de Tai-chi-chuan passa da consciência corporal para a emocional, tornando-se mais sereno e tranqüilo, transformando suas ações do dia a dia mais calmas e equilibradas. O despertar da consciência emocional, do auto-conhecimento aprofundado e o maior desenvolvimento espiritual são os benefícios dessa prática, além, é claro, dos benefícios físicos que são o alongamento muscular, a flexibilidade das articulações, a respiração mais profunda e o corpo mais resistente.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Na melhor Idade

"Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar
a beleza de ser um eterno aprendiz"
A letra desta música define bem a nova geração "melhor idade".
Pessoas que trabalharam,sofreram,lutaram e não perderam encanto pela vida.
Os clubes da terceira idade estão cheios de exemplos assim.
Histórias de superação,coragem,determição e muita vontade de viver.
Qual o segredo?Algum remédio novo,alimentação balanceada,exercícios físico?
Arrisco um palpite:são pessoas que nunca perderam a capacidade de sonhar.
Sonhar nos mantém vivos,não importa se sonho é pequeno ou grande,fácil ou difícil de realizar.É justamente ele que nos faz levantar e seguir em frente.
Francisco e Cecília tem 8 netos,dois bisnetos.Ele quer plantar árvores,conhecer o Rio Amazonas e Fernando de Noronha.Ela adora paparicar os netos ,e todas as
tardes trabalha aqui, na Ramo Verde.
Não importa qual a sua idade,a vida ainda guarda muitas supresas boas para quem
sabe sonhar.Abraços da Ramo Verde